Microcefalia é tema do Colegiado de Atenção Primária da IV GERES

Diante dos recentes acontecimentos advindos do cenário ocasionado pela Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, a IV GERES promoveu nestaquarta-feira (09.12) o Colegiado de Atenção Primária para discussão e esclarecimentos da rotina assistencial e gerencial das equipes de atenção primária dos municípios, frente ao manejo clínico e epidemiológico de tais doenças e o agravo que vem impondo sérios desafios ao sanitarismo do estado: a microcefalia.


A reunião contou com a presença dos coordenadores da Atenção Primária e Vigilância em Saúde da IV GERES e a participação dos coordenadores de Atenção Básica dos municípios da IV GERES bem como seus técnicos. Assim, foram trabalhados diversos pontos de pauta referente a temática do cenário atual epidemiológico das arboviroses e microcefalia, incluindo as recentes mudanças do protocolo instituído pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco para o manejo deste último agravo. Além disso, a manhã trouxe uma série de apontamentos oriundos dos municípios para serem trabalhados em discussão conjunta referente as recentes atualizações propostas pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado como por exemplo, a definição e distinções entre as doenças citadas, as classificações da Dengue, os fluxos
de coleta das amostras para procedimentos sorológicos, o processo de trabalho da atenção primária frente ao pré-natal de alto e baixo risco para acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados de microcefalia, oscritérios de encaminhamentos as unidades referenciais, entre outras.


Diante da nova conjuntura imposta por esses agravos, a Atenção Primária e a Vigilância em Saúde da IV GERES vem abrindo espaços como esses para o diálogo e trabalho conjuntos aos municípios no intuito da otimização do trabalho da atenção primária para minimização do grau de adoecimento da população assistida por essa Gerência de Saúde.

Gerente da IV GERES se reúne com Equipe Técnica para traçar metas para o ano de 2015.

Na manhã do dia 09 de janeiro do corrente ano, o gerente da IV GERES, Dr. Djair Ferreira, se reuniu com os coordenadores e técnicos da Regional para traçar metas do ano de 2015.

Foram discutidos temas como os indicadores de saúde da Atenção Primária e Vigilância Epidemiológica, fluxos de Regulação Assistencial, a realização de audiências públicas, o momento GERES nos municípios, além da implantação do sistema de Comunicação Interna digital (CI Digital) e o treinamento da ferramenta QlikView.

Realizado o 1º Colegiado de Regulação Assistencial da IV GERES-PE

 

Foi realizado ontem no auditório da IV GERES-PE o 1º Colegiado de Regulação de 2015. O evento, de caráter mensal, contou com a presença da Coordenadora de Regulação e Planejamento da IV GERES Tamine Miranda, a apoiadora institucional de regulação Karla Gomes, o assessor André Coimbra e com representantes de 14 municípios.

Além de dar as boas-vindas aos novos e antigos reguladores, foram tratados alguns temas específicos, como a situação atual da Central Regional de Regulação e a regulação da alta complexidade; Utilização das cotas de cateterismo, cintilografia, TC, RM e DO dentro de tempo hábil (dezembro); A utilização de um código específico para marcação de Mamografia de rastreamento no INFOCRAS, a partir de fevereiro, e a apresentação do Monitoramento da Central Regional de Regulação da IV GERES (Indicadores de desempenho), no período de janeiro a novembro de 2014.

 

Gestores são premiados na IV GERES

Na manhã do dia 18 de dezembro de 2014, durante a reunião da Comissão Intergestores Regional - CIR, vários municípios que compõem a IV Região de Saúde de Pernambuco foram premiados pelo bom desempenho nos indicadores de saúde das políticas e programas das Esferas Federal e Estadual. Na ocasião também foram premiados os membros da Câmara Técnica da CIR pelo trabalho e esforço dedicado em prol dos municípios da IV GERES.